A regra “60-30-10” torna a decoração de uma casa muito mais fácil

A regra "60-30-10" torna a decoração de uma casa muito mais fácil
Foto: Unsplash

Um dos obstáculos mais comuns que as pessoas encontram na decoração de uma casa é escolher as cores. Você se compromete com algo ousado ou joga pelo seguro e fica com os neutros?

Então, mesmo depois de escolher sua cor dominante na decoração de um espaço, você se depara com todas as outras decisões de cores suplementares — da cor dos móveis aos tecidos e às peças de destaque.

5 erros de decor que deixam sua sala bagunçada
5 maneiras de usar corda na decoração da sua casa
+ 5 erros a evitar em uma sala de estar pequena

E sem experiência em design, você pode não confiar em seus próprios instintos para escolher quais cores combinam bem e criar uma paleta de cores que pareça coesa para sua casa. Felizmente, há um truque simples e aprovado por designers que torna a escolha de cores para sua casa muito mais fácil e muito menos intimidante: é chamado de regra 60-30-10.

Abaixo, aprenda mais sobre essa “regra” — que você deve considerar mais como um guia útil — e como você pode utilizá-la em suas aventuras de decoração de casa.

O que é a regra 60-30-10?

Não se deixe intimidar pelos números aqui – prometemos que a regra 60-30-10 é apenas uma maneira simples de pensar nas cores da sua casa. “Sua paleta de cores pode ser dividida em três usando a regra 60-30-10: 60% do espaço é uma cor dominante, 30% uma cor secundária e complementar e 10% uma cor de destaque”, Amber Guyton , uma de nossas  Designers REAL SIMPLE HOME 2024  , diz. Na prática, isso poderia parecer uma sala de estar com uma cor dominante nas paredes, sofás ou tapetes, uma cor secundária nas cortinas e móveis laterais e uma cor de destaque em peças de decoração menores e almofadas.

“Com essas diretrizes usando cores de tons semelhantes, você provavelmente terá sucesso na combinação de várias cores em uma obra-prima”, diz Guyton.

Embora Guyton se autodescreva como uma “garota de cores ousadas” que não tem medo de brincar com as cores em seus espaços, ela entende que o processo de escolher e adicionar cores à sua casa pode ser intimidante. “No entanto, é tudo uma questão de equilíbrio”, diz ela. A regra 60-30-10 já estabeleceu esse equilíbrio para você, de modo que você pode basicamente preencher os espaços em branco.

Como usar a regra 60-30-10 em sua casa

A divisão da regra de decoração 60-30-10 parecerá um pouco diferente dependendo do cômodo que você está decorando — mas você pode usá-la em toda a sua casa. Por exemplo, como mencionado acima, os elementos que compõem 60% da sua sala de estar podem incluir as paredes, um sofá grande e um tapete de área. Na cozinha, no entanto, esses 60% podem se aplicar aos seus armários, enquanto os 30% podem incluir o backsplash, e os 10% podem incluir o hardware e até mesmo seus eletrodomésticos.

Então, comece preenchendo os 60-30-10 baldes com base nos elementos do ambiente que você está decorando. A partir daí, você terá uma ideia melhor de quão bem seu espaço já segue a regra e quais elementos você pode querer editar ou trocar. E não se esqueça de levar em consideração os materiais e tons naturais existentes em seu espaço. Por exemplo, se houver acabamentos de madeira por toda a sala, isso pode cair no intervalo de cores de 30% ou 10%, e você pode usar esse tom de madeira para decidir sobre uma cor secundária ou de destaque em um tom semelhante.

Ao escolher as cores para atribuir a cada balde — dominante, secundária e de destaque — vá em frente e olhe para a roda de cores. Para o maior contraste e destaque, você pode começar com sua cor dominante (60%), depois escolher uma cor complementar do lado oposto da roda de cores como cor secundária (30%), depois escolher uma cor de destaque (10%) que esteja mais próxima da posição da cor dominante. Se você quiser um visual mais sutil, no entanto, pode escolher três cores que sejam todas bem próximas umas das outras na roda de cores.

“Por último, lembre-se de se divertir e não pensar demais”, incentiva Guyton. “O objetivo é fazer com que o espaço seja agradável e criar alegria em sua casa. Se for um sofá xadrez esmeralda e papel de parede magenta com lustre de cobalto, que assim seja.”

Fonte: RealSimple

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top